Com a emergência de novas tecnologias fundadas em Inteligência Artificial (IA) inúmeras problemáticas tem sido suscitadas, desde a possibilidade de trabalhadores serem substituídos por esses inovadores algoritmos. E já pode-se perceber essa situação na realidade, o game The Finals utilizou vozes geradas por inteligência artificial e enfureceu dubladores. A situação narrada trata-se do emprego de Deep Voice.
Para Clayton Guimarães e Glayder Guimarães em matéria publicada no Magis:
(…) o Deep Voice é um modelo de aprendizado de máquina que pretende simular a fala humana seja pela via de transformação do texto em fala (similar a mecanismos utilizados por tradutores como Google Translate) ou pelo sistema de fala para fala, no qual uma pessoa grava sua voz e nela são imprimidas novas características de timbre, entonação, velocidade, dentre outras características para transforma-la em uma nova voz.
Em uma simples busca na internet já é possível encontrar múltiplas Inteligências Artificiais que se propõem a consolidar a tecnologia do Deep Voice, como: Voice.AI, MetaVoice, VoiceMod, ResembleAI, dentre outros. Embora algumas dessas ainda careçam de aprimoramento, tanto que os designs de áudio, Carl Strandberg e Andreas Almström ,do referido jogo explicaram que embora utilizem de vozes geradas por inteligência artificial e que imprimem autenticidade, ainda depende-se de algumas pessoas reais para representar respirações, saltos, grunhidos ou elementos menores.
A questão do Deep Voice é bastante complexa, e toca em elementos com relação de trabalho, e até mesmo em relação ao direito a própria voz.
Se estiver interessado na temática de Deep Voice e Direito a voz recomenda-se a leitura de matéria publicada no Magis – Portal Jurídico através do seguinte link.
Em especial, em relação a substituição dos dubladores pela inteligência artificial, vários dubladores do ramo se manifestaram contra tal prática, a exemplo Zane Schacth que disse que:
Por que diabos as pessoas de vozes por inteligência artificial agem como se contratar atores de vozes fosse um ritual arcano… Eu gravei jogos inteiros em matéria de áudio em uma sessão de duas horas. Não é tão profundo.
E qual sua opinião a respeito desta recente polêmica?